Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Sonho de criança também se realiza

Publicado em 26 de abril de 2011

Apaixonado por cavalos, Padre Lindomar amplia conhecimentos na Univiçosa


* Padre Lindomar José Bragança

Desde criança fui apaixonado por cavalos, mesmo morando numa cidade industrial: Ipatinga (MG), mas sempre tive contato com familiares que vivem em fazendas e, assim, aos poucos busquei conhecer, aprendi a cuidar. Minha primeira montaria foi numa égua comum chamada Cascata, que sempre me levava aonde ela queria e não aonde eu desejava.

No final da adolescência, com o curso técnico em agropecuária, aprendi um pouco mais sobre este animal que sempre me fascinou, mas a vocação sacerdotal falou mais alto, deixei a ideia de buscar uma vida no campo junto com o cavalo, que era o sonho, para ser pastor do rebanho do Senhor, sendo um sacerdote. E como padre, realizando o trabalho evangelizador em cidades menores e de hábitos agropecuários, voltei a ter contato com o cavalo, participando e organizando cavalgadas, exposições agropecuárias, concursos de marcha, eventos rotineiros na vida das pessoas as quais estavam sob a minha responsabilidade na questão de fé, na cidade de Ressaquinha (MG).

Não deu outra. Com estas atividades, acabei adquirindo um animal comum para poder participar das cavalgadas e concursos de marcha, o que abriu as portas para que eu chegasse hoje onde estou, podendo ser chamado de criador, pois tenho três animais. Mas, a coisa não parou por ai. Há cinco anos, trabalhando na cidade de Caranaíba (MG), através do incentivo do Bispo Dom Luciano, voltei a estudar. Não uma matéria voltada para as atividades da igreja, mas relacionada aos animais; iniciei o curso de Medicina Veterinária, que trouxe conhecimentos sobre todos os animais e em especial sobre o cavalo.

Apaixonado pelo cavalo e criando Mangalarga há 4 anos, encontrei na Univiçosa a oportunidade de crescer no conhecimento do Mangalarga através do curso ministrado pela ABCCMM, onde os professores Ferraz e Cadu trouxeram informações importantes sobre a história da raça, seleção, manejo, nutrição, interpretação do padrão racial (morfologia – marcha) e metodologia para julgamento. O melhor de tudo foi colocar em prática todos estes ensinamentos, realizando um julgamento de morfologia e marcha no Haras 3 Três Corações, em Ponte Nova (MG), prática que proporcionou aos participantes do curso uma alegria grande de aplicar o que o curso da Associação nos trouxe.

Tenho certeza que, assim como eu, os colegas, a partir de agora e principalmente depois de formados em Medicina Veterinária, terão como realizar o que for necessário para o crescimento e melhoramento da criação do Mangalarga.

O sonho de criança que habitava meu coração diante da paixão pelo cavalo hoje está concretizado com as 3 éguas Mangalarga que tenho e com o conhecimento adquirido através deste curso, que foi, para mim de grande importância.

* Acadêmico do 9 período em Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. Artigo escrito para a ABCCMM: Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador, a convite da entidade.




Ao navegar em nosso site, o Usuário aceita que a UNIVIÇOSA utilize cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar o uso de nosso site e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte a nossa Política de Cookies e Privacidade.