Publicado em 22 de junho de 2007

As bolsas serão concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Para Gustavo Reis, primeiro colocado do curso de editoração das Faculdades Integradas Rio Branco, de São Paulo, da área de comunicação social, a prova foi muito boa. “Achei a prova puxada, porque houve pouco tempo para fazê-la. Mas foi muito bem elaborada”. Ele planeja fazer um mestrado na área de design ou em jornalismo.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, acredita que a oferta de bolsas de estudos é um reconhecimento ao desempenho desses jovens. “É um estímulo para que esses estudantes continuem buscando o aperfeiçoamento”.
Cada beneficiado receberá um comunicado da Capes sobre os procedimentos de utilização da bolsa. De acordo com a Portaria nº 052/2007, o aluno deverá apresentar à diretoria de programas da Capes, no prazo de dois anos a partir da divulgação dos resultados do exame, dois documentos: o comprovante de aprovação em processo seletivo para programa de pós-graduação reconhecido pelo MEC e cópia autenticada do boletim de desempenho do Enade emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Para os estudantes de medicina, que estão fazendo residência médica, o prazo para a concessão da bolsa se estende por quatro anos. A Capes concede bolsas de estudo aos melhores de cada área de ensino desde 2000.
Em 2006, participaram das provas do Enade 174.687 concluintes de 15 áreas, pertencentes a 5.701 cursos, de 1.600 instituições de ensino superior. Realizaram as provas alunos das áreas de administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.