O Desenvolvimento Turístico Regional

Publicado em 21 de março de 2016

Foto: MorgueFile

Jansen Cardoso Pereira: Mestre em Economia Doméstica. Professor dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa.

Se forem no site do Circuito Serras acharão este texto “Minas são muitas, já dizia o escritor João Guimarães Rosa. Cercado de montanhas, com uma imensa paisagem natural, somado à riqueza histórica, a gastronomia e o acolhimento que só os mineiros sabem dar, nosso estado tem atrativos para todo tipo de turista. São 853 municípios, divididos em um vasto território. Cada um com sua particularidade, seus atrativos. A fim de fortalecer o turismo regional e incentivar a profissionalização e a estruturação dos destinos, há cerca de 10 anos, os governos Federal e Estadual estabeleceram uma política pública única a ser aplicada em Minas. Nasciam aí os Circuitos Turísticos. Diferente do que muita gente pensa, Circuito Turístico não é necessariamente um roteiro turístico. Seu foco principal é a gestão. Trata-se de um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional. Na prática, é promover a integração contínua dos municípios, fortalecendo uma identidade regional. O Circuito Turístico é administrado por uma entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, formada por membros do poder público e da sociedade civil”.

Diante desta realidade os alunos da disciplina Gestão de Projetos estão buscando informações para elaborarem projetos de desenvolvimento turístico na nossa região, como oportunidade de novos negócios e exploração do nosso potencial turístico.

O coordenador do Circuito Serras de Minas, Sérgio Vitarelli, foi convidado para fazer uma explanação da atual conjuntura do circuito e as potencialidades da nossa região. Os alunos ficaram bem animados e fizeram um longo debate buscando informações para os seus projetos. Ficou decidido que eles irão visitar alguns atrativos para poderem entender in loco quais os desafios que os empreendedores têm no seu dia a dia.

A expectativa é que os alunos consigam desenvolver bons projetos que ajudem os municípios a desenvolverem o turismo local e que também possam empreender novos negócios.