Açúcar e cocaína podem causar efeito semelhante no cérebro humano

Publicado em 27 de setembro de 2010

Alimentos ricos em açúcar devem ser evitados


Um estudo realizado nos EUA e publicado na revista científica “The Lancet” relata um experimento feito com ratos em que os cientistas ofereceram um xarope de açúcar, de concentração similar a um refrigerante comum, durante 12 horas por dia. Ao mesmo tempo, outros ratos eram alimentados com água e comida normal. Após 30 dias, os ratos desenvolveram mudanças de comportamento no cérebro idênticas às dos animais viciados em morfina. Eles ainda mostraram um comportamento ansioso quando o xarope foi removido.

Atualmente, há evidências convincentes de que alimentos ricos em gordura, açúcar e sal, como a maioria dos fast-food, podem alterar a química do cérebro, da mesma forma que drogas altamente viciantes, como é o caso da cocaína. Apesar disso, os mecanismos biológicos que levam ao vício ainda não foram revelados.

“Mais um motivo para evitar alimentos ricos em açúcar e dar preferência aos naturais, ricos em fibras, que estimulam o trânsito intestinal e reduzem a absorção de açúcares presentes na dieta”, afirma a nutricionista Luiza Carla Vidigal Castro, Gestora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.