Após a efetivação da matrícula, o aluno de transferência externa ou ingresso como portador de curso superior poderá solicitar o aproveitamento de disciplinas. Este processo é realizado através de e-mail para o Gestor do Curso, com as seguintes etapas:
- 1. Envio do Histórico Escolar: O aluno deve enviar, via e-mail, o seu Histórico Escolar para o Gestor do Curso, no prazo máximo de 6 meses a partir da data de deferimento da matrícula. O histórico deve ser anexado ao e-mail.
- 2. Análise e Solicitação de Documentos Complementares: O Gestor do Curso analisará o Histórico Escolar e, se necessário, poderá solicitar Programas Analíticos de determinadas disciplinas para auxiliar na avaliação do aproveitamento.
- 3. Preenchimento do Formulário de Aproveitamento Externo: Após a análise, o Gestor completará o Formulário Padrão de Aproveitamento Externo (em duas vias – uma para o aluno e outra para o Gestor), listando exclusivamente as disciplinas que serão aproveitadas. Link: Formulário
- 4. Envio à Secretaria da Pró-Reitoria Académica: O Gestor enviará, por e-mail, o histórico escolar, os programas analíticos (se houver) e o formulário preenchido e assinado para aproveitamentoexterno@univicosa.com.br. Este e-mail será direcionado à Secretaria da Pró-Reitoria Académica, onde os documentos serão arquivados na secretaria digital.
- 5. Informação ao Aluno e Procedimento de Requerimento: No momento da assinatura do formulário, o Gestor informará o aluno sobre as disciplinas aprovadas para aproveitamento. O aluno deve, então, abrir um Requerimento no Portal do Aluno (opção “Pagamento de Aproveitamento Externo”) para formalizar o processo.
- 6. Solicitação de Pagamento: No requerimento, o aluno indicará o número de disciplinas a serem aproveitadas no semestre vigente. Esta solicitação será enviada automaticamente para a Tesouraria Académica, que gerará o boleto correspondente.
- 7. Confirmação de Pagamento e Registro Académico: Após o pagamento, o Registro Académico registrará o aproveitamento das disciplinas pagas na análise curricular do aluno.