Vai fazer a prova do ENEM? Saiba como se manter atualizado em um cenário de instabilidade

Vai fazer a prova do ENEM? Saiba como se manter atualizado em um cenário de instabilidade

Ainda dá tempo de anotar mais algumas dicas para mandar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado presencialmente em 2 domingos, 17/01 e 24/01. 

Publicado em 30 de dezembro de 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é a maior avaliação de estudantes do Brasil. Sem dúvida, o principal motivo para participar do ENEM é a possibilidade de garantir uma vaga em um curso de graduação. Mas, o Enem vai muito além disso: também serve como certificação para o Ensino Médio e é requisito para concorrer em programas do Governo Federal que concedem bolsas e financiamento estudantil.

Já não é segredo para ninguém que a prova une diversas áreas do conhecimento, divididos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Redação. Esse formato multidisciplinar, faz com que além de dominar determinados assuntos, os estudantes saibam correlacionar assuntos e estejam antenados às principais atualidades do mundo.

Mas, como se manter atualizado em um cenário de tanta instabilidade?

Até o momento, diversos acontecimentos de extrema relevância seguem acontecendo no país e globo afora: enchentes do início do ano em Minas Gerais; queimadas no Pantanal e na Austrália; disputas comerciais acirradas envolvendo EUA, China e Irã; e o grande vilão do ano – e por que não da década? – a pandemia do coronavírus (COVID-19).

Estar atento à noticiários, jornais e mídias de autoridade, com certeza fazem total diferença no momento dos estudos. Além disso, apostar em veículos não tradicionais, como notícias em redes sociais e podcats, pode ser uma boa pedida para encontrar a forma de estudo feita para você. Invista em blogs, navegue muuuuuito pela rede. Se aventure também nos aplicativos. Existe uma gama de possibilidades ao alcance das suas mãos.

Para além dos resultados no ENEM, é muito importante que candidatos de processos seletivos estejam sempre atualizados, afinal de contas, com o tráfego de informações cada vez maior e mais acessível, cada oportunidade que surge exigirá uma pessoa com grande repertório de informações de conhecimento.

Calma, não surta!

Você não precisa saber de tuuuuuuudo. O importante é ter um olhar crítico sobre questões da sociais; entender um pouco de economia local e global; refletir sobre a situações ambientais atuais e colocar a cabecinha para se questionar sempre, seja lá qual for a temática. Afinal, não são as perguntas que movem o mundo? Estudar para o ENEM é entender os conteúdos através dos questionamentos, seus desdobramentos e sua visão de mundo.

Ficou com alguma dúvida? Gruda da UNI e não perca nenhuma novidade! E vocês já sabem, agora ou em qualquer momento #TamoJunto!

Adicione a UNI em seus contatinhos e bóra bater um papo (31) 3899-8018


Fonte: https://univicosa.com.br/uninoticias/noticias/vai-fazer-a-prova-do-enemsaiba-como-se-manter-atualizado-em-um-cenario-de-instabilidade