UNIVIÇOSA realiza Colação de Grau presencial após quase 2 anos de atividades remotas

UNIVIÇOSA realiza Colação de Grau presencial após quase 2 anos de atividades remotas

Em meio a sorrisos, aplausos e choros emocionados e agradecidos, a UNIVIÇOSA realizou a cerimônia de Colação de Grau dos formandos de dezembro de 2021.

Publicado em 27 de dezembro de 2021

Parabéns, formandos!

Na tarde da última quinta-feira, 23 de dezembro, o Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA, realizou a sua tradicional cerimônia de Colação de Grau, desta vez, após quase 2 anos de atividades remotas, de forma presencial - respeitando todos os protocolos de segurança - concluindo a formatura de mais de 400 estudantes. Colaram grau estudantes dos seguintes cursos de graduação: Administração; Ciências Contábeis; Direito; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Nutrição; e Psicologia. 

As festividades tiveram início com o Plantio da Árvore, que aconteceu na manhã da quarta-feira, 22, nas dependências do campus sede da Instituição. O clima de celebração continuou com a solenidade de colação de grau no Centro de Convenções. Os formandos foram recebidos com muitos aplausos, choro e muita alegria por todos os presentes, afinal, a cerimônica marcou o retorno das atividades presenciais de formatura.

A Cerimônia

A solenidade foi aberta pelo Presidente do Conselho de Mantenedores da UNIVIÇOSA, Professor Nelson Fernandes Maciel, que designou o Reitor da UNIVIÇOSA, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, para conduzir o ato acadêmico. À mesa, estavam presentes o Pró-Reitor de Administração, Professor Mateus Mendonça Vieira, o Pró-Reitor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen, o mantenedor Sr. Braz Fernandes Santana, o mantenedor Dr. Francisco Miguel Valente, e a Vereadora Jamile Milena de Freitas Gomes - paraninfa dos formandos.

 

 

A professora Ana Cláudia Silva (representando a gestora do curso de Administração: Daiane Miranda de Freitas) e os gestores: Maria del Pilar Salinas Quiroga (Ciências Contábeis), Rafael Pacheco Lanes Ribeiro (Direito), Leonardo Santana Rocha (Enfermagem), Daniella Sette Abrantes Silveira (Engenharia Ambiental e Engenharia Química), Adonai Gomes Fineza (Engenharia Civil), Adriana Maria Patarroyo Vargas (Farmácia), Silvia Helena de Oliveira Morais (Fisioterapia), Alessandra Sayegh Arreguy Silva (Medicina Veterinária), Cristiane Sampaio Fonseca (Nutrição), Bruno de Morais Cury (Psicologia), também ocuparam lugares especiais junto à mesa. Assim como a Secretária Acadêmica, Maricy Reis Lopes, os professores homenageados: Janssen Cardoso Pereira, Mateus Tomaz Neves, Eliangela Saraiva Pinto, Márcia Maria Salgado Lopes, Emília Torres Costa Marques, Andrês Valente Chiapeta, Pedro Henrique Araújo Carvalho, Luiza Veloso Dutra, Andréa Olímpio de Oliveira e a colaboradora homenageada da Instituição, Danielle Leonardo de Paula Lima, do Núcleo de Estágios. 

  

 

Em discurso, o Reitor da UNIVIÇOSA, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, exclamou sua felicidade em retomar as formaturas presenciais, "foram 2 anos de formaturas remotas, realizamos 5 formaturas convencionais, mais de 20 formaturas especiais, formamos mais de 600 profissionais neste período de pandemia. Quando fomos impedidos pela pandemia de realizar aulas presenciais, a UNIVIÇOSA definiu, por meio de seus colaboradores e mantenedores, que iríamos fazer de tudo para que o prejuízo fosse o menor possível para todos os envolvidos no processo de ensino e parendizagem da Instituição. Definimos que iríamos oferecer o ensino remoto, e, assim que possível, retornaríamos ao ensino presencial, e assim estamos fazendo, com muita responsabilidade, seguindo todos os protocolos de segurança. Hoje, iremos formar mais de 400 profissionais de diversas áreas. Precisamos reconhecer que, essas conquistas, só foram possíveis graças a vocês, estudantes e familiares, que entenderam a situação e se adaptaram ao novo formato de estudar, o formato remoto. Aos professores, que ministraram aulas na frente de uma tela, vocês foram espetaculares. Gestores e técnicos adminsitrativos, que tiveram que indetificar a melhor ferramenta e buscar as melhorias a cada dia, e os Pró-Reitores, que tiveram que gerenciar todas as novidades que apareciam, e foram muitas, parabéns. Aos mantenedores, que acreditaram na equipe executiva e deram apoio e autonomia para que pudéssemos resolver os problemas que surgiam, e os diversos parceiros que continuaram com a UNIVIÇOSA, meus sinceros agradecimentos. Estamos vencendo esta lamentável pandemia", conta o Reitor.

O Professor Evaldo Zeferino ainda deixou uma mensagem especial aos formandos, "educação muda vidas, histórias e destinos, vivemos na sociedade da informação, e nela, o conhecimento é considerado muito mais importante que recursos materiais como fator de desenvolvimento humano, o conhecimento é o maior instrumento de  poder e sucesso profissional. Que conhecimento é esse? são basicamente dois: o técnico e as habilidades sócio-emocionais, que envolvem questões referentes a inteligência emocional. O sucesso profissional estará ligado a sua capacidade de praticar no trabalho: emaptia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, saber trabalhar em equipe, e, principalmente, humildade", diz. 

 

Em seguida, a paraninfa dos formandos, Vereadora Jamille de Freitas Gomes, declarou: "Meu papel aqui hoje é o de alimentar sonhos. Quando me formei em pedagogia, foi um momento de muita alegria. Engravidei no meio da minha graduação, passei por diversas dificuldades até chegar o dia da minha formatura. Essa é a realidade de muitos de vocês aqui, hoje. A pandemia também foi um grande desafio, perdemos amigos, amores, empregos, sonhos e tantos outros. Nesses dois últimos anos, muitos não conseguiram concluir o curso, minha homenagem também se extende a essas pessoas. Para os que hoje colam grau, apesar de todos os desafios, vocês concluiram uma etapa muito imporante dessa formação. O diploma abre mutias portas, muitas possibilidades, mas a formação não acaba hoje, ela é continua. Nesta caminhada, não pode faltar o compromisso com um mundo mais junto, a atenção com as outras pessoas", finaliza. 

Em seguida o primeiro formando de cada curso recebeu seu diploma das mãos do Reitor. Após, cada um dos demais recebeu o diploma das mãos do (a) Gestor(a) de seu curso. 

Acesse todas as fotos do evento em nossa página oficial no Facebook, clique aqui
(ábum 2, ábum 3, ábum 4, ábum 5, ábum 6)

Todas as conquistas começam com o simples ato de acreditar que elas são possíveis. Por isso, acredite, lute e tenha na Univiçosa uma segunda casa que estará sempre de portas abertas para receber você. O coração da família Univiçosa se junta ao seu neste momento de alegria. Parabéns! E que venham muitas outras comemorações!


Fonte: https://univicosa.com.br/uninoticias/noticias/univicosa-realiza-colacao-de-grau-presencial-apos-quase-2-anos-de-atividades-remotas