Univiçosa adota medidas preventivas em função da pandemia da COVID-19

Univiçosa adota medidas preventivas em função da pandemia da COVID-19

 

Publicado em 19 de março de 2020

Em função do desafio global que estamos enfrentando, precisamos agir em conformidade com as orientações dos órgãos mundiais, nacionais e municipais de saúde. Por este motivo, desde o início da pandemia de COVID-19, a Univiçosa tem estado atenta às ações de enfrentamento ao problema e pronta para tomar medidas preventivas.

Demos início às ações de prevenção internas na última semana. Foram preparados materiais de orientação para os membros da comunidade acadêmica, a fim de alertá-los e norteá-los sobre os procedimentos adequados frente a este cenário de prevenção.

Confira a série de vídeos sobre o coronavírus e tire suas dúvidas a respeito da pandemia da COVID-19.

Acesse aqui o Plano de Contingência da Univiçosa.  

Em reunião extraordinária, entre Reitoria e Gestores, foi elaborado o Plano de Contingência da Univiçosa diante da pandemia do COVID-19. Nele, foram traçadas estratégias de enfrentamento do problema, agindo sempre em consonância com as diretrizes dos Ministérios da Saúde e da Educação. Os objetivos do Plano são orientar a comunidade da Univiçosa para manutenção de um ambiente Institucional seguro e saudável no contexto da COVID-19, além de orientar e auxiliar os parceiros institucionais quanto às atividades acadêmicas dentro e fora da Univiçosa.

No documento, divulgado à comunidade acadêmica e administrativa, constam medidas individuais e coletivas de prevenção e proteção, tais como:

  • Trabalhar, sempre que possível, com janelas abertas;
  • Seguir as regras de etiqueta respiratória para proteção em casos de tosse e espirros;
  • Lavar as mãos com água e sabão e higienizar com álcool 70%;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres;
  • Evitar a prática de cumprimentar com aperto de mãos ou beijos;
  • Realizar as reuniões necessárias em ambientes bem ventilados ou ao ar livre;
  • Setorizar o café dos colaboradores, utilizando copos e utensílios descartáveis;
  • Entre outras medidas disponíveis no Plano de Contingência

O Plano também prevê que funcionários que estiverem com sintomas de doença respiratória (principalmente febre, tosse e dificuldades para respirar) ou convivam com pessoas nessa situação, não se dirijam à Univiçosa até que os sintomas regridam. Em casos de sintomas respiratórios mais graves, a orientação da Prefeitura de Viçosa é que o indivíduo entre em contato com a Central de Teleatendimento, pelos telefones (31) 3892-5900/5553. O Hospital referência para atendimentos de casos suspeitos da COVID-19 é o São João Batista.

Internamente, a Univiçosa disponibilizou dispensadores de álcool 70% em todos os prédios. A gestora do curso de Farmácia, Adriana Patarroyo, e uma equipe do curso prepararam a solução em larga escala, para que possamos usá-la em todos os espaços da Univiçosa.

Desde segunda-feira (16), as atividades acadêmicas da Univiçosa estão suspensas. A princípio, a medida, em conformidade com o Decreto da Prefeitura Municipal de Viçosa, valeria até o dia 22 de março. Nesta terça-feira (17), o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais deferiu liminar que suspendeu as atividades desempenhadas pelos professores nas dependências das escolas particulares de 18 a 31 de março de 2020. Por esta razão, o Centro Universitário de Viçosa - Univiçosa prorrogou a suspensão das atividades acadêmicas até o dia 31 de março.

A Univiçosa também adiou os eventos comemorativos em função dos 15 anos da Instituição e do credenciamento do Centro Universitário de Viçosa - Univiçosa. O Culto Ecumênico, a Sessão Solene na Câmara Municipal, a Solenidade de Posse e o Baile serão remarcados em momento oportuno, tão logo a Instituição tenha segurança para realizar as solenidades. Além desses eventos institucionais, os cursos e palestras que estavam previstos para este período de suspensão das atividades também foram adiados.

Como medida de precaução, o III Congresso de Educação, Ciência e Tecnologia da Univiçosa, que aconteceria em maio, foi adiado para os dias 22, 23 e 24 de setembro de 2020. 

Os funcionários técnico-administrativos da Univiçosa continuam trabalhando, mas em regime de escalonamento e redução de expediente, de forma que compareçam às dependências da Instituição o mínimo possível, conforme orientação do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP/MG), previstas também no Plano de Contingência da Univiçosa. Os colaboradores que se enquadram no grupo de risco foram liberados na manhã de segunda-feira (16), até que as atividades sejam reestabelecidas.

Vale ressaltar que todos os setores administrativos da Univiçosa estão funcionando. É possível conferir todos os horários aqui. Os colaboradores foram orientados e os atendimentos estão sendo feitos seguindo as medidas de prevenção do Plano de Contingência. Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas, a Biblioteca não cobrará multas referentes aos empréstimos de livros vencidos as renovações  podem ser realizadas via sistema com a extensão do prazo de devolução.

Também como forma de conscientização, a Univiçosa está disponibilizando material educativo sobre a COVID-19, tirando dúvidas e esclarecendo questões levantadas a respeito deste novo coronavírus. Todo o material, feito com suporte de profissionais da saúde que trabalham na Univiçosa, está sendo divulgado nas redes sociais oficiais da Instituição, para que a comunidade externa também tenha acesso a essas orientações e esclarecimentos. 

Seguimos monitorando a evolução da pandemia de COVID-19, assim como as orientações dos órgãos competentes para que possamos traçar estratégias que visem minimizar os impactos do problema e retomar todas as atividades o mais rápido possível.


Fonte: https://univicosa.com.br/uninoticias/noticias/univicosa-adota-medidas-preventivas-em-funcao-da-pandemia-da-covid-19