Projeto de Equoterapia reúne crianças e familiares em ação inclusiva na UNIVIÇOSA

Projeto de Equoterapia reúne crianças e familiares em ação inclusiva na UNIVIÇOSA

 

Publicado em 09 de novembro de 2021

Na última quinta-feira, 4, os cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária do Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA promoveram atividades da Equoterapia para um grupo de crianças que fazem parte do Projeto Saúde da Criança, realizado na Uniclínica da Instituição.

A Equoterapia é um método que utiliza o cavalo como recurso terapêutico, por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, auxiliando no desenvolvimento biopsicossocial do ser humano com necessidades especiais.

Nos aspectos físicos a andadura do cavalo imprime no corpo humano movimentos tridimensionais capazes de estimular o equilíbrio, propriocepção, coordenação e controle motor global. Além disso traz benefícios mentais, psíquicos e comportamentais que contribuem para autoestima, autoconfiança e bem estar tanto do praticante quanto dos pais e familiares envolvidos.

A professora e coordenadora do Projeto, Andréia Kely Rodrigues Cordeiro de Almeida, recebeu a Gestora do Curso de Fisioterapia Sílvia Morais, alunos, pais e as crianças do projeto para uma manhã de práticas fisioterapêuticas sobre o cavalo e falou da importância da atividade para as crianças: “Além de terapêutico, o cavalo é lúdico, ele encanta a criança, oferece um formato diferenciado de atendimento e facilita o processo de reabilitação”.

Para a aluna do curso de Fisioterapia, Ana Vitória Guimarães, é gratificante ver o olhar atento e a aceitação das crianças. “Participar do Projeto de Extensão de Equoterapia tem me agregado no conhecimento de uma nova especialidade profissional e muito emocionalmente. É muito satisfatório fazer parte deste grupo de estudos e de práticas”.

Clara Santos, aluna de Fisioterapia explica sobre a experiência de participar do Projeto “Sinto que fazer parte dessa atividade, me estimula a querer ainda mais a fisioterapia e renova as esperanças quando tira a criança do clima de clínica, um ambiente preparado para atender as diversas patologias, e leva pra mais perto da natureza, da socialização e da diversão que a equoterapia proporciona”. 


 


Fonte: https://univicosa.com.br/uninoticias/noticias/projeto-de-equoterapia-reune-criancas-e-familiares-em-acao-inclusiva-na-univicosa