Curso de Engenharia Química promove Masterclass sobre Engenharia de Processos 

Curso de Engenharia Química promove Masterclass sobre Engenharia de Processos 

Evento ocorreu no dia 29 de abril e contou com a participação do mestre e engenheiro químico Marcelo Martins das Chagas 

Publicado em 05 de maio de 2022

Alunos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental participaram da Masterclass

O curso de Engenharia Química promoveu, no dia 29 de abril, uma Masterclass sobre Engenharia de Processos. O convidado para ministrar a aula foi Marcelo Martins das Chagas, que é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia e atua como Engenheiro de Processos Sênior em uma indústria de fertilizantes.

O evento contou com a participação dos discentes de diversos períodos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental, os professores Mateus Tomaz Neves e Fernanda Raquel Carvalho da UNIVIÇOSA e Deusanilde de Jesus Silva da UFV.

Inicialmente, foram apresentadas aos alunos as diferentes formas de atuação da Engenharia de Processos, desde a etapa do acompanhamento, passando pelas etapas de desenvolvimento, controle e segurança dos processos. Desta forma, os participantes puderam ter uma visão global das diferentes formas de atuação industrial deste profissional e da sua importância para o bom desempenho dos processos.

Posteriormente, Marcelo listou uma série de competências que ele julga fundamentais para um bom desempenho pessoal e profissional, como forma de direcionar os alunos a se aperfeiçoarem, ainda durante a graduação, e se destacarem no mercado de trabalho. São elas: capacidade analítica, conhecimento técnico, prudência, pensamento criativo, comunicação efetiva com todos os setores e coragem.

Durante toda a masterclass os participantes puderam perguntar tanto questões técnicas quanto de desenvolvimento de carreira para o Marcelo e este se mostrou extremamente disponível para responder. Além disso, exemplificou diversas situações cotidianas vivenciadas por ele, ressaltou a importância do trabalho multidisciplinar e em equipe e contou todo o seu caminho profissional até o momento.

Desta forma, o evento pode contribuir com a formação dos participantes que vislumbraram múltiplas formas de atuação do Engenheiro de Processos e que tiveram um contato direto com um profissional que atua onde muitos alunos pretendem um dia também atuar.


Fonte: https://univicosa.com.br/uninoticias/noticias/curso-de-engenharia-quimica-promove-mastercla-sobre-engenharia-de-proceos