Confira: alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univiçosa desenvolveram uma série de trabalhos

Confira: alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univiçosa desenvolveram uma série de trabalhos

 

Publicado em 06 de julho de 2022

1 - Os alunos da disciplina ARQ134 (Elementos de Resistência dos Materiais) desenvolveram uma proposta de construção e teste de carga do protótipo de uma cadeira, utilizando palitos de picolé e cola branca, que fosse capaz de suportar, no mínimo, um peso de 1 kg.

Dentre os principais objetivos do trabalho, destaca-se: aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos e Elementos de Resistência de Materiais para resolver problemas de Arquitetura e Engenharia; projetar sistemas estruturais simples; estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando o trabalho em equipe e a competitividade.

Para cumprir o desafio, os alunos precisaram compreender a distribuição dos esforços (de flexão, cisalhamento, compressão ou tração) nos diversos elementos da cadeira e buscar soluções para promover a ligação dos elementos e aumentar a resistência do protótipo, como o uso de travamentos e enrijecedores.

   

 

 

2 - Os alunos produziram uma maquete comestível que evidencia este elemento tridimensional como objeto imprescindível para a compreensão da proposta arquitetônica. A visualização de formas, proporções e escalas pode ser compreendida pelo observador que tem uma visão da totalidade do objeto.


A proposta da atividade final foi trazer um apelo lúdico que pudesse colocar em prática noções da disciplina referentes à proporção, estudo da forma e estrutura de sustentação.
A maquete comestível trouxe como tema objetos arquitetônicos e monumentos em geral.

 

   

 

3 - Trabalho desenvolvido pelos alunos da disciplina ARQ136 (Sistemas Estruturais II) que teve como proposta o lançamento estrutural e o pré-dimensionamento de uma estrutura de madeira para uma edificação residencial unifamiliar de, aproximadamente, 50 m² e, também, a construção de uma maquete desse modelo estrutural, de modo a facilitar a visualização da estrutura e do seu comportamento.

 

   

 


Fonte: https://univicosa.com.br/uninoticias/noticias/confiraalunos-do-curso-de-arquitetura-e-urbanismo-da-univicosa-desenvolveram-uma-serie-de-trabalhos