Alunos de Engenharia Civil realizam visita técnica em obra localizada em Teixeiras (MG)  

Alunos de Engenharia Civil realizam visita técnica em obra localizada em Teixeiras (MG)  

Visita técnica para acompanhamento de ensaio de sondagem à percussão do solo

Publicado em 01 de junho de 2022

Na última terça-feira, dia 24 de maio de 2022, os estudantes do curso de Engenharia Civil da UNIVIÇOSA, tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica a uma obra localizada na cidade de Teixeiras, Minas Gerais. Essa visita foi organizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAEC), que está sempre participando de todas as atividades desenvolvidas para melhoria da formação acadêmica e profissional de todos os alunos do curso.

O principal objetivo da visita foi acompanhar o ensaio de sondagem à percussão do solo (SPT). O SPT é um dos tipos de sondagem mais executados para a determinação das características do solo em um terreno no qual se pretende realizar uma construção, que, nesse caso, será a de uma escola.

 

Com esse ensaio, é possível obter informações sobre a compacidade e a consistência das camadas constituintes do solo, identificar a capacidade de carga suportada pelo solo, além de outros parâmetros, como o nível do lençol freático. Com essas informações, é possível definir, com maior precisão, o tipo de fundação que será empregada em um determinado terreno, e definir se é necessário realizar outros tipos de estudos geotécnicos mais aprofundados.

 

Essa visita possibilitou aos alunos acompanhar todo o processo de investigação do solo através do método SPT e visualizar na prática a teoria vista nas disciplinas Mecânica dos Solos (ENG210), Mecânica dos Solos Avançada (ECV172) e Fundações (ECV173).


Fonte: https://univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-de-engenharia-civil-realizam-visita-tecnica-em-obra-localizada-em-teixeirasmg